A Serra do Cipó é um local cercado de história e com natureza exuberante próximo a uma das capitais mais importantes do país.
Não há palavras que façam justiça à Serra do Cipó, a maior biodiversidade por quilômetro quadrado em todo o mundo, com média de 300 dias de sol por ano, incontáveis nascentes d’água e altitudes entre 800 e 1.700 m – tudo a apenas 90 km de Belo Horizonte, com acesso muito fácil ao Aeroporto de Confins.
A Serra do Cipó está localizada entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho, em Minas Gerais. Faz parte da província geológica da Serra do Espinhaço. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos.
Além da importância geológica, a Serra do Cipó é considerada um divisor natural das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce. A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali. A fauna é representativa e abriga várias espécies ameaçadas de extinção.
Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó. São ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.